Visita dos professores K. Ghavami, M. Pereira e A. Beraldo

16/12/2009 16:57

No dia 9 de dezembro ocorreu no Auditório do Centro Sócio Econômico da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina o evento de três palestras abertas ao público sobre o material Bambu

Um público estimado em 110 pessoas compareceu ao evento. Em função do atraso na chegada do avião dos palestrantes, o programa foi iniciado pela Associação Catarinense do Bambu (BambuSC). O seu presidente Marcos Marques e o diretor Hans Kleine explicaram que o evento faz parte do projeto de pesquisa sobre o uso de bambu laminado em móveis e chapas, que é liderado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira (GIEM) do Departamento de Engenharia Civil da UFSC e que tem o apoio da empresa Oré Brasil e da própria BambuSC. Também apresentaram um breve histórico da BambuSC e depois responderam a perguntas da platéia.

Na seqüência o professor coordenador do projeto, Carlos Alberto Szücs, do GIEM apresentou os ilustres pesquisadores visitantes e convidou o professor Ghavami da PUC do Rio de Janeiro para apresentar a primeira palestra, depois seguida pelas apresentações dos professores Marco Pereira da UneSP de Bauru e do Professor Antonio Beraldo da Unicamp de Campinas.

O tema central das palestras foi o uso do bambu como material de construção. Cada palestra durou em torno de uma hora e ao final o público teve a oportunidade de conversar com os palestrantes.

No dia 10 de dezembro um grupo formado por membros da BambuSC, os três professores visitantes e alguns pesquisadores da UFSC viajou pela manhã, de Florianópolis a Campo Alegre, onde foi recepcionado pelo Sr. Reinaldo Baechtold, proprietário da empresa Normóveis.Depois de rápida visita à fábrica de móveis de pinus e almoço oferecido pela empresa em São Bento do Sul, foi visitada a fábrica da Oré Brasil, que é uma subsidiária da Normóveis, especializada em móveis de bambu laminado.

O premiado designer de móveis e gerente da Oré, o arquiteto Paulo Foggiato acompanhou os visitantes.

Para ver as fotos, CLIQUE AQUI.

 

Comments