Apresentação

Desde 1983, uma equipe de professores/pesquisadores vinculados ao Laboratório de Experimentação em Estruturas do Departamento de Engenharia Civil, ao Grupo de Habitação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Laboratório de Anatomia Vegetal do Departamento de Botânica, vem atuando no estudo e investigação do emprego de materiais de origem florestal.

Todas as pesquisas visam a aplicação racional e responsável das madeiras, em especial com espécies encontradas nas florestas plantadas, como os pinus e os eucaliptos. Atualmente, devido ao controle ambiental, necessidade de um desenvolvimento sustentável e conseqüente escassez de madeiras da mata nativa, surgiu a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias, dentre elas a MLC – madeira laminada colada e o emprego de novos materiais derivados da madeira, como o MDF, OSB e compósitos de madeira reforçada com fibras de vidro ou fibras naturais.

Isso se deve também ao aumento da oferta de madeiras produzidas em florestas plantadas e conduzidas de forma a produzir madeiras mais adequadas ao emprego estrutural.

Além da formação de pesquisadores, essa equipe vem atuando em parceria com empresas do setor florestal para o desenvolvimento de novas tecnologias.