Sistema Plataforma em madeira: coordenação modular e conectividade

I. Qualificação do Principal Problema a ser Abordado e potencialidades

Os sistemas leves em madeira podem contribuir para a implantação de novas técnicas de construção em madeira no Brasil, pois estes sistemas apresentam parâmetros que permitem a execução de edificações com qualidade ao empregar técnicas industrializadas com solução racionalizada. Entre os sistemas leves em madeira destaca-se nesta pesquisa o Sistema Plataforma, um sistema desenvolvido como um sistema de construção coordenada que consiste em elementos padronizados pré-fabricados e montados facilmente.
Este trabalho apresenta como o Sistema Plataforma em madeira apresenta características próprias que o tornam uma alternativa promissora e condizente com a realidade brasileira, na medida em que possibilita a construção de moradias com rapidez e qualidade, empregando materiais simples e facilmente encontrados no mercado nacional.

O Sistema Plataforma em madeira, sendo um sistema aberto de construção, baseia-se nas técnicas da coordenação modular, a fim de viabilizar os requisitos de intercambialidade e combinabilidade dos seus elementos e de flexibilidade da construção.

A coordenação modular visa organizar as dimensões da construção por estabelecer um módulo padrão como unidade de medida de referência. A permutabilidade de diferentes sistemas construtivos para uma mesma edificação é possível caso estes obedeçam a critérios definidos por um módulo comum proposto. A utilização de módulos dimensionais de referência é fundamental para a racionalização do processo construtivo, ao reduzir o custo e as perdas com desperdício de material, tempo e mão-de-obra. Mas, os princípios da coordenação modular raramente são aplicados pelas indústrias de construção no Brasil.

Por difundir o Sistema Plataforma e seu funcionamento global segundo os princípios da coordenação modular, conforme as condicionantes e as normas técnicas brasileiras, este trabalho espera contribuir para com as indústrias brasileiras de construção de habitação em madeira a fim de proporcionar-lhes a possibilidade de modernização do setor e de ofertar produtos com qualidade.

II. Objetivos

O objetivo geral deste trabalho é aplicar o conceito da coordenação modular decimétrica em elementos construtivos do Sistema Plataforma, para que os mesmos possam ser usados em sistemas abertos, aplicando soluções de conectividade nas interfaces com outros subsistemas e componentes construtivos.

III. Métodos

Os métodos empregados para o desenvolvimento desta pesquisa são:

• revisão bibliográfica sobre as normas de coordenação modular, de madeiras e derivados, portas e esquadrias em madeira;
  • revisão bibliográfica sobre o sistema construtivo plataforma;
  • levantamento da conformidade dimensional da madeira e derivados na região da grande Florianópolis; (link)
  • levantamento junto às empresas construturas de edificações em madeira para verificar o utilização dos conceitos de coordenação modular nesta cadeia produtiva; (link)
  • análise do Sistema Plataforma com o objetivo de identificar não-conformidades relativas à coordenação modular e apresentação de soluções;
  • levantamento dos tipos de ligações existentes para elementos estruturais leves em madeira e outros sistemas construtivos;
  • elaboração de guia com conexões a serem utilizadas pelos sistemas plataforma e pelos sistemas mistos;

IV. Resultados esperados

Com este trabalho, espera-se: fazer um diagnóstico da conformidade dos materiais e da cadeia produtiva às normas de tolerância dimensional e coordenação modular da região de Florianópolis, adequar do Sistema Plataforma às normas de coordenação modular e de desempenho vigentes, desenvolvendo elementos e conexões que possam ser usados em sistemas construtivos híbridos.

V. Participantes do projeto

O sub-projeto “Sistema Plataforma em madeira: coordenação modular e conectividade” é parte integrante do projeto “Conectividade de sistemas construtivos para HIS concebidos com diferentes materiais e tecnologias com foco na coordenação modular”, coordenado pelo Prof. Humberto Ramos Roman da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto conta com o apoio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Equipe:

• Profª Poliana Dias de Moraes, Dra.
  • Luciana da Rosa Espíndola, Mestranda
  • Carolina Barichello, Graduanda em Engenharia Civil

VI. Publicações

ESPINDOLA, L. R. ; MORAES, P. D.. Sistemas Abertos em Madeira como Propostas para Habitações de Interesse Social . In: XI Encontro Brasileiro de Madeiras e Estruturas em Madeira, 2008, Londrina. Anais do XI Encontro Brasileiro de Madeiras e Estruturas em Madeira, 2008.

ESPINDOLA, L. R. ; MORAES, P. D.. Coordenação Modular em Sistemas Leves de Madeira e Sitemas Mistos . In: XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2008, Fortaleza. Anais do XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2008.

ESPINDOLA, L. R. ; MORAES, P. D.. Coordenação modular em edificações do Sistema Plataforma em madeira. In: 7ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

BARICHELLO, C. ; MORAES, P. D.. Sistema Plataforma em madeira: coordenação modular e conectividade de coberturas, paredes e entrepisos. In: 18º Seminário de Iniciação Científica da UFSC, Florianópolis, 2008.