Objetivos

O GIEM – Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira – foi implantado no Departamento de Engenharia Civil da UFSC em 1993 pela iniciativa dos pesquisadores em formar uma equipe multidisciplinar com o objetivo de atuar no estudo e na pesquisa da madeira e suas aplicações.Para isto, o Grupo busca interagir com o meio científico nacional e internacional visando o desenvolvimento do setor de base florestal de nosso país.

Atualmente, o GIEM é uma referência como centro de pesquisa na área de madeiras e estruturas de madeira e, desde sua formação, é coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Szücs, que também é sócio fundador e diretor regional em Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Madeiras e Estruturas de Madeira – IBRAMEM.

O GIEM realiza pesquisas e divulga informações técnicas na área de madeiras através de consultorias e estudos vinculados aos programas de pós-graduação em engenharia civil e arquitetura. Essas pesquisas, de caráter técnico e científico, visam a atualização e o desenvolvimento do setor de base florestal, com repercussão positiva no contexto social.

Existe ainda a preocupação da busca por alternativas de tecnologias limpas e de baixo custo que possam melhorar o desempenho do setor madeireiro e diminuir as agressões ao meio ambiente.